terça-feira, 15 de setembro de 2009

ILUMINISMO

Iluminismo

Embora não seja o único movimento cultural do século XVIII, pode - se dizer que o Iluminismo é aquele que mais o influenciou.
Para os iluministas, o desenvolvimento da consciência é o único modo de se alcançar a liberdade e fugir da servidão espiritual. A razão é fundamental para a libertação do ser humano das amarras que o prendem, sobretudo da dominação política e da tirania religiosa. É por meio da razão que os seres humanos se libertam do mundo dos mitos, da magia, das superstições, deixando – se conduzir ao domínio de si. O iluminismo foi um movimento filosófico-cultural, com inserção em diferentes campos da vida humana (Arte, Filosofia, História, Economia, Física etc), marcando o século XVIII europeu e exercendo fortes influencias em países como Inglaterra, França e Alemanha, e também Itália, Portugal e outros.
Caracterizado pela crença no racionalismo e no otimismo em relação à ciência e a técnica, advinda, principalmente, do Renascimento do século XVI e do Racionalismo do século XVII, o ideário do Iluminismo constitui as bases das diferentes ciências nos séculos seguintes. Sua concepção desenvolvimentista e evolucionista de ser humano e do mundo exerceu fortes influências em diferentes áreas do conhecimento humano, apregoando idéias de orientação da evolução humana, com vistas ao desenvolvimento de estados sucessórios e ascendentes e à concretização de etapas definitivas ao findar esse mesmo desenvolvimento. O conhecimento cientifico e tecnológico foi entendido pelo iluminista como forma de transformação para a melhoria do mundo.
Em meio a processos de secularização (enfraquecimento do poder da religião como organizador da vida)de algumas sociedades européias, em especial a francesa,a razão iluminista elegeu o Estado absolutista e o cristianismo como alvos de uma crítica contundente. Da religião à razão, do mundo imaterial ao material essa passagem foi sempre associada às idéias de civilização e progresso. Mesmo considerando as especificidades do Iluminismo em cada país, pode-se dizer, em síntese que a razão iluminista influenciou profundamente o pensamento ocidental em relação a diversas questões: defesa de diretos naturais e inalienáveis do ser humano, desconfiança absoluta dos poderes naturalmente instituídos por hereditariedade ou por direito divino, descrenças nas explicações míticas e religiosas das humanas. Além de influenciar, sobremaneira, o pensamento ocidental, esses aspectos do iluminismo forneceram as bases teóricas para os movimentos revolucionários que foram seus contemporâneos, assim como para outros, que o sucederam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário